Um inventor inglês construiu, por diversão, uma bicicleta que conseguisse passar a barreira
dos 100Km/h. O inventor Tom
Donhou se especializou no negócio de bicicletas personalizáveis
“single-speed”. Perguntado sobre o assunto, ele diz que não se trata de uma
questão de velocidade mas sim de uma questão de engenharia. Tom Donhou construiu
uma bicicleta single-speed (apenas com uma única relação de velocidade) que
consegue atingir as 80 milhas por hora (quase 130 Km/h) em estrada plana e
consegue atingir as 102 milhas por hora (cerca de 164 Km/h) dentro de casa.
O truque de engenharia está na posição de condução e na
pedaleira com uma roda dentada de 140 dentes (em vez dos habituais 42 ou 52
dentes que vemos nas bicicletas mais comuns). Não é muito conveniente para
arrancar, mas é muito conveniente para acelerar. Daí a bicicleta ter uma
forma um pouco estranha. O atual recorde mundial de velocidade em bicicletas
foi criado em 1995 por Fred Rompelberg que conseguiu chegar às 167 milhas por
hora (o equivalente a 268.8 Km/h) também numa bicicleta estranha e atingiu o
recorde no deserto de Utah(EUA), a casa de muitos recordes de velocidade. Mas
Tom Donhou não persegue o recorde mundial. Ele pretende simplesmente construir
uma bicicleta barata, rápida e minimamente estável, para que possa ser
autorizada e vendida nas lojas. O quadro tem de ser feitos com materiais suficientemente
resistentes e que apresentem pouca vibração a altas velocidades; têm de suportar
determinadas técnicas de soldagem; as rodas também têm de ser estudadas e claro
que os travões desempenham um papel muito importante. Segundo o inventor, esta
parece uma bicicleta convencional, mas não basta apenas aumentar relações de
velocidade à bicicleta. Depois é preciso haver um comprador com coragem para
rodar em altas velocidades, pois andar a 130Km/h já dará multa por excesso de
velocidade em muitas estradas pelo mundo.
Fonte: revolucaodigital.net
Assista ao Vídeo da Bicicleta:
Comentários
Postar um comentário