A nova versão menor do ônibus espacial da NASA derrapa na pista após teste


A nova versão menor do ônibus espacial da NASA está se recuperando de sua primeira aterrissagem. O projeto “The Chaser”, uma espécie de avião espacial, está sendo projetado pela Sierra Nevada Corp.


A empresa é uma das competidoras do projeto, que visa levar astronautas para a Estação Espacial Internacional, em quatro ou cinco anos. A empresa sediada em Nevada testou um modelo em grande escala na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, no sábado. Um helicóptero lançou a nave não-tripulada, de uma altitude de 12.500 pés para um teste de vôo livre. Tudo funcionou bem para o modelo automatizado Dream Chaser. Apenas no final da aterrissagem, o trem de pouso esquerdo teve problemas e a nave derrapou.


O representante da empresa Mark Sirangelo disse terça-feira, que o dano foi menor. “A engrenagem da esquerda ainda estava ligada”, disse ele. “A área onde fica a tripulação, na cabine, ficou incólume, os astronautas teriam saído ilesos”, disse ele. “Os computadores de vôo nunca pararam de funcionar, e nada crítico foi danificado”. Sirangelo destacou que o vôo de alguns minutos de duração do teste foi um sucesso, apesar do fim. Ele disse que o acidente é provavelmente devido a uma falha mecânica, uma investigação está em andamento. 


O trem de aterragem é derivado de aviões de combate F-5 e não será do mesmo tipo que vai ser usado no espaço. A NASA contará com a indústria privada para envios de carga para a estação espacial, após a vaga criada pela aposentadoria dos ônibus espaciais em 2011. Até que as empresas americanas ofereçam uma nave espacial segura, a NASA irá continuar a levar seus astronautas em cápsulas Soyuz russas, por um preço considerado “salgado” pelos especialistas do governo americano.

Obs: No vídeo divulgado pelo fabricante, não irá aparecer o momento da derrapagem...
Fonte abcnews


Assista ao Vídeo:




Google+

Comentários