Profissões que podem ser substituídas por robôs

Foto: Via
Com a automatização da mão de obra, pode ser que você tenha que disputar seu emprego com um computador. Para não encarar o triste desemprego no futuro, saiba quais são as profissões que podem ser dominadas por robôs nas próximas décadas.

1. Fazendeiro
Assim como aconteceu quando as primeiras máquinas começaram a ser usadas no campo, a utilização de robôs em plantações pode dar início a um novo êxodo rural e criar uma nova onda de crescimento populacional nas áreas urbanas. E, antes que você ache que será preciso mais um bom tempo para que isso aconteça, saiba que o Ministério da Agricultura do Japão já começou a testar as máquinas-agricultoras no país, aproveitando a área devastada pelos terremotos do último ano para plantar arroz, soja e alguns tipos de frutas e vegetais.

2. Professores
A Coréia do Sul é o país na vanguarda da criação de robôs. E nessa visão centrada no robô do futuro, o país iniciou um ambicioso plano para introduzir robôs no sistema educacional.
Inicialmente, eles atuarão com auxiliares de aula, e ao longo do tempo vão assumir mais responsabilidades e desenvolver mais capacidades

3. Motorista
Várias empresas já estão trabalhando em pilotos automáticos realmente eficientes e tendo grandes avanços no desenvolvimento dessas tecnologias. A própria Google é uma das maiores entusiastas. Apesar de o controle feito totalmente por computadores ainda ser algo um tanto quanto utópico, não é difícil imaginar que veículos com trajetos fixos sejam beneficiados por essa nova “força de trabalho”. Por isso, se você pretende seguir carreira como motorista de ônibus, chofer ou até mesmo caminhoneiro, é melhor pensar duas vezes antes de tomar qualquer decisão.

4. Construção civil
A mão de obra robótica já é uma peça-chave dentro da indústria, como na montagem de veículos, por exemplo, então não seria estranho ver uma evolução do processo e levar as máquinas também para a construção civil. No entanto, nesse caso, seria preciso esperar mais um bom tempo para que a idéia se torne realidade, pois qualquer erro pode custar centenas de vidas humanas. No entanto, a aplicação de robôs no setor já está sendo estudada em diversas aplicações, como vistoria de segurança ou na parte mais pesada, como no carregamento e assentamento de estruturas de concreto. Além disso, a NASA já demonstrou interesse em levar esse tipo de tecnologia para o espaço para a construção de bases.

5. Soldados
A DARPA é uma das empresas que mais investe nesse tipo de tecnologia, robôs criados para matar. A idéia de colocar uma máquina para realizar a tarefa de um humano na guerra é totalmente válida, já que poupa a vida de muitos soldados.

6. Médico
Várias empresas estão investindo alto na tecnologia médica a fim de criar máquinas capazes de executar algumas tarefas que somente aqueles que cursaram a faculdade de Medicina eram capazes de realizar. A Web MD, por exemplo, conseguiu desenvolver um aparelho portátil que consegue realizar diagnósticos automáticos sem a interferência de um médico para isso. Além disso, já é bastante comum encontrar hospitais que utilizam máquinas para realizar operações mais delicadas, já que elas conseguem ser muito mais precisas que uma mão humana.

7. Prostituição
A profissão mais antiga do mundo também pode estar com seus dias contados. Apesar de ser algo bem bizarro de se imaginar, não é estranho pensar que as “famosas” bonecas infláveis também podem sofrer um processo de revolução, sendo substituídas por robôs capazes de oferecer mais prazer ao indivíduo. As RealDolls já são o primeiro passo nessa direção, assim como as companhias de entretenimento adulto que tentam recriar partes sexuais humanas. Além disso, essa tecnologia seria uma ótima chave para conter a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis.
Fonte: Dvice 

Comentários