Como esfriar usando a física



Desde que o Homem descobriu a conservação dos alimentos em baixas temperaturas, passou a empregar toda a sua criatividade para resfriá-los. Como deixá-los ao relento servia apenas para engordar os animais, em algum momento o ser humano saiu para buscar gelo ou neve em uma montanha e os guardou juntamente com comida em algum buraco de sua caverna.
Quando começou a fazê-lo em um ambiente mais ou menos isolado, surgiu a primeira geladeira. Hoje existem muitas maneiras de baixar a temperatura dos alimentos, e também muitas razões para adotar esta prática. A primeira é sanitária, já que as bactérias são inativas a menos de 5º graus Celsius e perecem acima de 60º. A denominada cadeia ou rede de frio tornou-se indispensável. Além disso, há uma infinidade de bebidas que são mais saborosas quando geladas, como cervejas, refrigerantes, sucos de frutas e até a água potável. Uma série de princípios de física elementar rege o processo de refrigeração, ou seja, a redução e a manutenção de uma temperatura inferior à do meio ambiente:
- Alguns elementos são melhores condutores térmicos que outros.
-A água é melhor condutor que o ar; o metal, que a madeira ou o plástico.
- Na verdade, produzir frio nada mais é que retirar o calor; tudo o que absorva a energia do ambiente – como o sal – será útil para este fim.
- Para que o frio não se dissipe, são usados materiais isolantes, que são o oposto dos condutores térmicos.

Fonte:Discovery Brasil

Comentários