Ventilador sem Hélice


A empresa britânica Dyson criou um ventilador que dispensa o uso das tradicionais pás para gerar vento e ainda são capazes de fazer com que o fluxo de ar cresça em até 15 vezes quando comparado com um ventilador normal. 

Batizado de Air Multiplier, o aparelho é em formato de aro e utiliza um mecanismo semelhante a de motores a jato. O fluxo de ar passa por um anel modelado a partir de uma asa de avião, responsável por impulsionar e multiplicar a sua força, fazendo com que até 450 litros de ar por segundo.
De acordo com o inventor, James Dyson, a pressão puxa o ar de trás e da frente do ventilador fazendo com que se forme uma corrente de ar, que pode ser regulada pelo usuário com um dimmer. Em entrevista ao jornal The New York Times, o inventor Dyson explicou que o novo ventilador é mais limpo e menos poluidor que o ar condicionado, que usa mais energia e gases fluorcarbonetos, prejudiciais ao meio ambiente. Dyson afirma ainda que uma das vantagens do aparelho é eliminar a preocupação dos pais com possibilidade de as crianças machucarem os dedos nas pás do ventilador. Além disso, não há a necessidade de limpeza das hélices. Basta passar um papel ou um pano em volta do anel para remover a sujeira acumulada. O desenvolvimento da engenhoca durou quatro anos de estudos, com a realização de centenas de simulações para avaliar e otimizar o anel.

Funcionamento:
•A cada segundo 27 litros de ar são sugados pelo motor de 40W, que se encontra na base do aparelho;
•O ar é impulsionado até a parte circular por meio de um tubo de 3mm na velocidad ede aproximadamente 89 Km/h;
•O ar passa pela parte circular e é jogado para um dos lados do aparelho, aumentando em 15 vezes o volume do ar presente ono local;









Comentários